Gente, o curso vai ser só isto?

Ir em baixo

Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  Camila Emanuella em Sab Nov 07, 2009 11:20 pm

Cursistas, estou confusa.. o curso parou por aqui? Pensei que tivessemos várias aulas e exercícios... Gostaria de saber o que fazer..tava até preocupada pq há dias n acessava o site e quando entrei, estava do msm jeito. O que vcspensam disto? Grata

Camila Emanuella

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 37
Localização : Cuiabá - MT

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

também não entendi

Mensagem  Gladymst em Seg Nov 09, 2009 10:56 pm

Camila,

Estou contigo já postei mensagens comentando isso, já abri tópico, já mandei mensagem direta para o professro Gionvani e ... nada!

Também estou achando que há algo errado. Tenho dúvidas e outros também tem, esperava que o professor pelo menos mediasse as discussões, mas não! Quando acontece uma discussão como no caso do tópico sobre Weber e Lukács ficamos a merce da discussão entre três membros do grupo que não sabemos se realmente domínam o tema.

Minha sensação é a de que estou escrevendo para ninguém ler.

Este curso está parecendo um "barco a deriva" bem ao estilo-modismo "pós-moderno".

Estou começando a achar frustrante essa experiência.

Gladyson
avatar
Gladymst

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

mensagem que enviei ao professor Giovanni - não respondida.

Mensagem  Gladymst em Seg Nov 09, 2009 11:08 pm

professor Giovanni,

Como já indiquei em outro tópico, está havendo alguma confusão no manuseio dos instrumentos desse site.
Também estou percebendo que como eu outras pessoas querem tirar algumas dúvidas a respeito do pensamento de Lukács com um especialista no assunto, no caso, o senhor.
Que outras pessoas queiram contribuir com o debate para enriquecer as respostas não vejo problema algum, é válido!
Porém, fica confuso se não houver uma coordenação mínima dessas discussões.
Por exemplo, entramos num tópico e lemos um debate entre três companheiros do curso cada um afirmando uma coisa contrária ao outro acerca da relação entre Lukács e Weber como não somos especialistas no assunto ficamos a "ver navios"...
Não conhecemos o currículo desses companheiros e não sabemos qual deles realmente está falando com propriedade sobre o tema... acredito que seria melhor o senhor intervir e auxiliar as discussões senão cairemos no achismo ou no obscurantismo e não aprenderemo nada de sólido.
avatar
Gladymst

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  ... em Seg Nov 09, 2009 11:45 pm

Sem meritocracia, por favor... Se leituras fossem feitas, não seria difícil saber onde estão os equívocos.

...
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o curso

Mensagem  Deise Luiza Ferraz em Ter Nov 10, 2009 1:29 am

Caros colegas de curso.

Confesso que esperava mais atividades no curso. Mais debates e reflexões.
Já fui professora-tutora de curso à distância. Nesses cursos, o professor atua como mediador, corrigindo equívocos e esclarecendo debates polêmicos.
Reconheço que o autor que estamos debatendo não é nada fácil, mas penso que devemos tentar construirmos nosso conhecimento em conjunto. Para isso, é importante que todos contribuam com o que souber, com as dúvidas, com indicações de leituras, etc.
Nós podemos fazer nosso próprio caminho -- um bom marxista sabe do que falo. Considero importante, mais do que isso, considero fundamental que o Prof. Giovanni se manifeste, mas para isso creio ser necessário mais atividades entre nós. Caso isso não ocorra e o professor passe a responder nossas perguntas, o grupo de discussão torna-se um "pergunte ao mestre". Não acho que o retorno ao ensino-esponja seja o melhor caminho para estudantes que se pretendem intelectuais militantes e marxistas.
Sugiro não abrirmos tantos fóruns. Há fóruns com o mesmo tema e por serem dois levam a conversas paralelas. um exemplo é o da nossa apresentação. Um apenas já é o suficiente. Sugiro também que sempre que entrarmos na plataforma, deveríamos deixar alguma contribuição. Nem que seja: "não entendi", "adorei", explique novamente", "concordo com fulano" etc.
Penso que já temos várias perguntas em aberto sobre o texto 1. Creio que devemos nos esforçar para respondê-las. Penso que depois que tivermos a compreensão sobre o método de Luckás, será fácil concordar ou discordar com as colocações sobre Weber. Eu ainda não me pronunciei naquele tópico justamente por saber que necessito entender Luckás primeiro para depois efetuar comparações.

Convido a todos e todas a se desafiarem na construção desse grupo de discussão! Pelo tópico de apresentação dos cursistas, acho que temos potencial e curiosidade suficiente para tanto.

Abraços a todos e todas.

Deise Ferraz
avatar
Deise Luiza Ferraz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 41
Localização : Porto Alegre/RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tentando contribuir

Mensagem  Gladymst em Ter Nov 10, 2009 3:41 am

Tá certo vamos tentar fazer isso andar.

Vou reler o texto e produzir um resenha crítica.
Não sei se isso ajuda, mas é o que posso fazer já que não conheço nada sobre Lukács.

Só um detalhe, meritocracia infelizmente existe, nossa sociedade É DESIGUAL eu dependo sim de outros companheiros que diferentemente de mim tem condições materiais e imateriais que lhes permitiram ter tempo e recursos para se aprofundar nesse assunto, eu infelizmente não tive e não tenho. Não acho que isso seja o ideal, quero uma sociedade que no futuro dê ao meu filho a mesma condição material e imaterial que a de todos outros, mas esse mundo e esse pais ainda não é assim. Mas se tem um companheiro com ACUMULO se dispondo a socializar o que não está disponível a todos, porque não facilitar impedindo que percamos tempo "inventando a roda".

Aliás esse é o meu tema de estudo "desigualdade", todo mundo se diz contra, mas vive imerso nela de uma tal forma que as vezes nem se dá conta, ou se dá conta mas não a questiona, ou a questiona mas não age contra, ou age contra mas o faz isoladamente, ou age coletivamente mas encontra uma correlação de forças desfavorável a ação coletiva, ou age coletivamente numa correlação favorável toma o poder e se vê desafiado a construir a igualdade a partir de desigualdades não só materiais mas também imateriais.
Lukács em certa medida, pelo que entendi, se debruçou sobre esse tema: porque, mesmo com as pessoas se dando conta da desigualdade, o capitalismo se mantêm? COMO no capitalismo do século XX conseguiu dar conta da contradição entre alta capacidade produtiva e baixa capacidade distributiva? Lukács fala da função central da ESTÉTICA nesse processo.

Aí já embola o meio de campo, pois o texto não é muito claro sobre o que Lukács entende por ESTÉTICA.

Bom, vou me dedicar a resenha crítica e depois volto.

Mas continuo achando que era papel do professor Giovani propor essas atividades e acompanhá-las. Também já fui tutor de ensino a distância, coordenar é necessário se o tutor não o faz alguém terá de fazê-lo senão o curso se desintegra em achismos.
avatar
Gladymst

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  ... em Ter Nov 10, 2009 6:37 am

é, pelo visto, o professor é realmente necessario. tem gente que precisa de chupetas...

...
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Sobre o curso..

Mensagem  Jamerson Souza em Ter Nov 10, 2009 6:43 am

Calma pessoal, não vamos enveredar por aí... Vejam, pode ser que o Professor esteja ocupado com algumas prioridades. Creio que o curso não vai ser so isso não... Talvez ele esteja preparando o roteiro...
Vamos com calma...
abraço a todos...
avatar
Jamerson Souza

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  Jamerson Souza em Ter Nov 10, 2009 6:45 am

Deyse, você tem toda razão... Muito legal sua colocação farao
avatar
Jamerson Souza

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  Deise Luiza Ferraz em Ter Nov 10, 2009 8:18 am

Obrigada Jamerson! Laughing

Legal Glady. Vou esperar tua contribuição, então!

Da minha parte, por enquanto, vou rever as questões que ficaram em aberto e organizar os tópicos, penso que se nos concentrarmos em alguns tópicos podemos avançar aos poucos. Conforme as discussões se desenvolverem e se aprofundarem, podemos sofisticar nosso debate ao entendimento de Estética de Luckás. Wink

Que acham?

PS. Acho interessante, mais do que interessante, fundamental termos "discordância" nos debates, pois isso enriquece o grau argumentativo. Fácil desenvolver debates onde todos concordam: um argumento só basta. Difícil é elaborar e reelaborar argumentos, trazer novas informações, etc. Mas, penso que discordar é muito diferente de, como se fala no sul, chineliar o companheiro. Sugiro ignorarmos comentários que sejam contrários mas que não tenham argumento reflexivo e teórico, em poucas palavras, que somente queiram ofender os colegas.

Abraços a todos e todas,

Deise Ferraz
avatar
Deise Luiza Ferraz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 41
Localização : Porto Alegre/RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Prosseguindo...

Mensagem  Gladymst em Ter Nov 10, 2009 7:55 pm

Jameson e Deise,

Sugiro que nos mantenhamos na sala de interatividade. Que essa seja a nossa sala de aula virtual, assim pelo meno teremos um lugar certo para debates e encontros.
Os tópicos merecem ser lidos, mas a tendência é surgirem muitos tópicos e se formos respondê-los um a um nos dispersamos demais, além do que as diferentes tópicos se correlacionam de uma forma ou de outra.
Caso um de nós considere interessante abrir um tópico procure repetir o comentário aqui na sala de interatividade.

Comentários como o do "convidado" devem ser ignorados, não devemos responder nem condenar, apenas ignorar!!! Já somos muito poucos tentando fazer algo produtivo não devemos perder o foco. Além do que, a internet tem essa desvantagem imensa de possibilitar o anonimato, por trás dessas mensagens pode ser qualquer um até um adolescente desocupado que pegou a senha do irmão, do pai, da mãe sei lá! Ignorar deve ser a regra!
avatar
Gladymst

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  Deise Luiza Ferraz em Ter Nov 10, 2009 9:52 pm

Hum...

Agora eu fiquei com dúvida. Para mim, sala de interatividade seria uma sala para conversas aleatórias. Trocas de experiências, estreitar os laços entre nós, algo do tipo "intervalo virtual" Wink
Mas podemos definir que usaremos apenas essa sala para assuntos referentes a aula 01, 02, etc.
Ok?
Sendo esse o caso, vamos trazer as questões que estão nos tópicos da aula 01 para cá?

Aguardo,

bjos
avatar
Deise Luiza Ferraz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 41
Localização : Porto Alegre/RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  Deise Luiza Ferraz em Ter Nov 10, 2009 9:55 pm

PS. Já na idéia de trazer para cá, fiz um comentários no tópico "necessidade de um calendário":
http://estudosdotrabalho.forumeiros.com/sala-de-interatividade-virtual-f5/necessidade-de-um-calendrio-t22.htm

bjos novamente Cool
avatar
Deise Luiza Ferraz

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 41
Localização : Porto Alegre/RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Muito obrigada

Mensagem  Camila Emanuella em Ter Nov 10, 2009 10:56 pm

Poxa, pessoal valeu pelas considerações.. não queria ser do contra, mas vejo que vocês também estão se sentindo "abandonados". Concordo plenamente com a colega Deise e acredito que todas os argumentos pertinentes as nossas dúvidas devam ser respeitados. Infelizmente, existem pessoas que ao invés de somar, preferem diminuir os outros... fazer o que não é?!
Vamos esperar o que vai acontecer.

Camila Emanuella

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 37
Localização : Cuiabá - MT

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gente, o curso vai ser só isto?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum