Mini-cursoLukács
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Debate a respeito da aula 1

2 participantes

Ir para baixo

Debate a respeito da aula 1 Empty Debate a respeito da aula 1

Mensagem  Flaviana Demenech Sex Out 23, 2009 9:39 pm

Segundo Sérgio Lessa (2007), o Lukács, no séc.XX, é um dos principais pensadores cujo esforço central foi “explicitar as mediações sociais que fazem do homem o único demiurgo de seu próprio destino, de tal modo a demonstrar a possibilidade ontológica (que não significa a viabilidade prática imediata, nem implica um programa) da revolução comunista (na acepção marxiana do termo)” (LESSA, 2007, p.86).
Lukács para mim é um grande pesquisador. Pois, seu estudo não se trata de analisar o marxismo como política, mas como método crítico, buscando explicar a essência do se humano, no sentido das bases da produção da história.
E quando Lukács descreve sobre a ontologia sendo ela, parte da filosofia que trata do ser enquanto ser; do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. É uma ontologia que possui uma clara intenção revolucionária.
Quando Lukács na perspectiva da totalidade, expõe o ser humano como ser social e ser biológico, creio ser um grande avanço neste aspecto, pois somos mais que um ser biológico. O ser humano rompe com as determinações da natureza, que não tem como prever. O ser humano é parte da natureza.

ATT
Flaviana Demenech

Flaviana Demenech

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Debate a respeito da aula 1 Empty Lukács

Mensagem  Fabiano Martinez Sex Out 23, 2009 9:53 pm

Primeiramente quero agradecer por esta oportunidade de estar participando deste debate a respeito das obras de Lukács e principalmente de seu pensamento e método. Como nunca tive oportunidade de ter feito uma leitura sobre Lukács, a primeira aula me ajudou muito a entender um pouco de Lukács.
A respeito da história de Lukács, foi muito proveitoso conhecer mais a fundo, sua vida e algumas e suas obras. É bom compreendermos que quando ele aderiu ao marxismo revolucionário ele tinha como objetivo elaborar uma proposta de recuperação de Marx, assim propondo demonstrar como e por quais mediações os homens são únicos responsáveis por sua história. Creio eu um leigo no assunto, ser este o momento em que ele da o ponto inicial ao estudo da Ontologia do ser social, ou seja, estudo do ser.

Fabiano Martinez

Fabiano Martinez

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos