Educação e Emancipação Humana
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Educação e Emancipação Humana
Aula 1
Camila Emanuella Ontem à 11:29 pm
Gostei muito da aula 1 e confesso que não conhecia este autor. Achei interessante que seu pensamento era diferente das outras correntes marxistas e que foi impulsionado pela miséria de sua vida e de outros burgueses. Ele mostrou que a democratização da sociedade se daria com a 'luta contra a manipulação e luta por uma vida plena" (p. . Levando para o lado educacional, a democratização do ensino também depende da luta e do papel de gestores, professores e alunos. Já dizia Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda".
Eu concordo com você Camila, acredito que a educação depende de todos, no entanto pensar a educação como educação plena, na teoria Gramsciana e como tão bem discuti contemporaneamente o professor Ivo Tonet e a professora Suzana Jimenez, é por em xeque a sociedade do capital e não como empreendem os novos pensadores da educação e suas teorias acerca da reforma, do professor enquanto sujeito capacitado a reger esse processo etc. A educação, como eu acho que Lukács discutiria (não sei se ele produziu algo sobre isso, mas a partir de sua produção) seria a que correspondesse ontologicamente ao livre desenvolvimento de todos, de forma social e universal. A educação tendo como ponto de partida a realidade e de chegada o concreto pensado. Como destaca Tonet, a contribuição mais importante da educação são mudanças não externas, mas internas a ela, ou seja ela é tão emancipadora quanto tão melhor exerce sua função específica, que seria possibilitar, aos indivíduos, a apropriação daquelas objetivações que constituem o patrimônio comum da humanidade e não o modelo da pedagogia iluminista, mas contruir um novo saber, de caráter radicalmente crítico, incompatível com a sociedade do capital.
Richelly Barbosa (Ce)- Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 38
Localização : Fortaleza
Sobre Educação/emancipação humana
Sobre educação e emancipação humana uma referência fundamental é Mészáros, importante discípulo de Lukács. Em "A educação para além do capital" Mészáros reflete sobre como pensar a educação para além do capital, do seu papel nas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias a construção de um outro mundo tendo como referência o ser humano. Para ele no capitalismo a educação tem como função fazer com que os indivíduos internalizem e aceitem como natural a posição social que lhes foi atribuida historicamente e somente a mais ampla concepção de educação pode nos proporcinar instrumentos que nos possibilitem romper com a lógica mistificadora do capital. Então, para solucionar os problemas dessa sociedade não bastam mudanças em apenas uma das instâncias da vida social (educação), mas devem ser mudanças que abarquem a estrutura social como um todo.
RoseleneMoura- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/10/2009
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